ATAQUE À LICHIA (FUNGOS)

Quantas pessoas não conhecem essa árvore ou já comeram a sua fruta? Pois é, ela é grande e de um fruto pequeno, com coloração vermelha chamada lichia, vem ganhando mercado, e não somente, mais também fãs que estão plantando em suas próprias casas, chácaras etc...

 

 

Mas... uma triste e assustadora cor amarronzada começa a tomar conta do pé quase que todo, e você está tão entusiasmado com sua nova árvore de frutos vermelhos e suculentos, porém, todos seus planos de come-los e se deliciar estão indo por água abaixo!!
 
 

Bom o jeito é fazer uma poda drástica, acabar com a parte vegetativa, deixar sem folhas, e esperar nascer tudo de novo, ou então arrancar ela e plantar uma jabuticabeira né?
Bom, na parte de poda-la drasticamente você acertou, mais na parte de arranca-la não!
 
Essa praga se prolifera a partir das brotações novas, ou seja, as folhas velhas não sofrem perigo algum, e felizmente essa praga tem controle.
Uma poda completa é muito importante, pois irá eliminar toda a praga da árvore, que se instala nas folhagens, depois deve-se queimar toda a parte podada ou levar para bem longe da arvore, para que não haja a possibilidade de voltar.
Essa praga tem um nome, Ácaro da Erinose.
 
Essa foto mostra o ácaro mais de perto. Essa parte amarronzada que você vê é a colônia de ácaros instalados nas folhas, o que tira a produtividade e a vida da árvore, fazendo as folhas novas nascerem engrunhidas e com bolhas, deixando a árvore caduca, e feia!
Para controle, após a poda, quando as novas brotações começarem a surgir, sera necessário uma pulverização com enxofre + diazitop a cada 15 dias, até que a planta não apresente mais os sintomas do ácaro.
A diluição do enxofre é 15 gr + 6 gr de diazitop para 5 litros de agua, pulverizando a árvore completamente, todos os brotos e troncos, para que possam morrer todos, sem escapar um.
Mais não esqueça: tem que haver a poda completa da árvore de forma apropriada para que não venha a matá-la
Feito todos essas etapas, e pulverizando-a conforme dito acima, pode ter certeza, sua árvore retornará com vida, forte, verde, com frutos deliciosos, e assim você pode fazer planos novamente para saborear as delicias do fruto da Lichia!
 
 

 

 

Share
Download Free Designs http://bigtheme.net/ Free Websites Templates