SAPOTI PRODUZINDO

 TEMOS DIVERSOS TAMANHOS E VALORES

OBS: Como não estamos mandando por transporte os anuncios estão pausados e não estão sendo mostrados aqui, temos a partir de 75,00 com uns 70 cm até  arvores de 3 metros já produzindo 

   

Você já ouviu falar de uma fruta chamada sapoti? A fruta é originária das florestas tropicais da América Central e mais popular nas regiões do Norte e Nordeste do Brasil. No entanto, apesar de bastante nutritiva e benéfica à saúde, poucas pessoas a conhecem ou entendem como ela pode ser importante na nossa alimentação.

Na Índia, ela é chamada de “Chikoo” e o nome sapoti se refere, na verdade, à árvore que dá origem ao fruto, que possui uma polpa macia e com sabor e aroma bastante adocicados, além de uma casca dura e marrom com manchas acinzentadas.

Além de deliciosa, a sapoti possui inúmeros nutrientes essenciais ao bom funcionamento do corpo, que incluem a vitamina Avitaminas do complexo B (como B1, B2 e B3), vitamina C, além de minerais como potássio, cálcio, fósforo, cobre e ferro, que podem ajudar a prevenir e tratar diversos males, como retenção líquida, febres altas e infecções renais, por exemplo.

Não é à toa que a frutinha é utilizada mais comumente na fabricação de xaropes, refrescos e geleias, entre outros produtos. Quer saber mais sobre os benefícios do sapoti para a saúde? Então, continue lendo esse artigo até o final e descubra por que a fruta não pode mais faltar na sua rotina alimentar a partir de hoje!

 

1 – Melhora a visão

Por ser rica em vitamina A, um nutriente com poderosa ação antioxidante, o sapoti pode fazer muito bem à saúde dos nossos olhos. Além de nutri-los, as propriedades desta fruta ainda podem proteger a retina de diversos tipos de danos, principalmente aqueles causados pelos radicais livres, prevenindo a degeneração macular, catarata e cegueira noturna, mais comuns em pessoas idosas e que podem levar à perda da visão.

 

2 – Aumenta a imunidade

Excelente fonte de vitamina C, contendo em sua composição o equivalente a 24,5 mg da dosagem diária recomendada do nutriente, o sapoti também pode fortalecer o nosso sistema imunológico, aumentando as defesas do corpo contra diversos tipos de doenças. Devido às propriedades antioxidantes, antibacterianas e antivirais da fruta, ao consumi-la, você pode evitar gripes e resfriados, por exemplo.

3 – Melhora a digestão

O sapoti também possui boas quantidades de fibras, o que significa dizer que a sua ingestão regular pode potencializar o funcionamento do sistema digestivo e, com isso, melhorar a digestão. Sendo assim, você pode prevenir problemas corriqueiros, como a prisão de ventre e diarreias, ou outros mais graves, como infecções no trato digestivo.

4 – Previne o câncer

O sapoti possui alto teor de vitaminas A e C, que são boas fontes de propriedades antioxidantes. Portanto, ao incluir a fruta na sua rotina alimentar, é possível proteger as células dos danos causados pelos radicais livres, evitando mutações que possam transformá-las em tumores e, assim, prevenindo o desenvolvimento de vários tipos de cânceres, entre eles, o de cólon e o de mama, o que mais atinge mulheres no Brasil.

5 – Fortalece os ossos

 

Por ser rico em minerais como fósforo, cálcio e ferro, o sapoti também pode ser consumido mais frequentemente na rotina alimentar para fortalecer e aumentar a resistência dos ossos, evitando fraturas e doenças como a osteoporose. Além disso, inserir a fruta no cardápio diário também pode ajudar na formação e manutenção dos ossos, o que o torna ideal para a alimentação de crianças e mulheres grávidas.

6 – Combate o envelhecimento precoce

Os antioxidantes presentes na composição do sapoti são capazes de combater o envelhecimento precoce da pele, uma vez que eles atuam na eliminação dos radicais livres, principais causadores do problema. Sendo assim, ao incluir a fruta na sua rotina alimentar, é possível prevenir o aparecimento de rugas, linhas de expressão, manchas e sulcos na pele, além de outros sinais próprios do avanço da idade.

Além disso, ao combater a ação desses agentes, a produção de colágeno é automaticamente estimulada, o que significa uma maior elasticidade de firmeza da nossa derma, tornando-a mais jovem, saudável e bonita por muito mais tempo.

7 – Previne a anemia

 

O sapoti é uma fruta rica em nutrientes como o fósforo, ferro e ácido fólico, que são essenciais para promover uma maior produção de novas células do sangue. Portanto, ao incluí-la na dieta, é possível combater a ocorrência da anemia, uma doença causada justamente pela deficiência de ferro na corrente sanguínea.

Neste caso, muitos médicos e especialistas recomendam que o sapoti esteja presente de forma regular no prato de gestantes e crianças, que fazem parte do grupo de pessoas mais afetadas por quadros de anemia.

8 – Faz bem à gravidez

Por conter altas quantidades de carboidratos e outros nutrientes importantes para a saúde em sua composição, o sapoti também é indicado para compor o cardápio de grávidas e mulheres que estejam em fase de amamentação.

Além disso, ao consumir a fruta nos primeiros meses de gestação, é possível aliviar alguns dos sintomas mais incômodos da gravidez, como tonturas, enjoos e náuseas, que fazem parte da chamada “doença da manhã”.

9 – Melhora a saúde mental

Devido às suas propriedades sedativas, o sapoti também pode ser consumido para acalmar o nosso sistema nervoso e aliviar os sintomas do estresse. Além disso, se você sofre com quadros de depressão, insônia e ansiedade, também pode aproveitar os benefícios da fruta na alimentação e deixar a saúde mental em dia para as atividades do dia a dia.

10 – Ajuda a emagrecer

Comer sapoti pode ajudar a regular a secreção de enzimas gástricas e, com isso, regular o nosso metabolismo. Com o metabolismo funcionando adequadamente, é possível estimular a perda de peso de forma saudável e natural, além de prevenir a obesidade.

Além disso, por conter boas quantidades de fibras, a fruta também pode ser inserida na alimentação diária para aumentar a sensação de saciedade, evitando a fome fora de hora que nos faz engordar, e, ainda, melhorar a digestão e regular o funcionamento do intestino, outro importante requisito para quem quer emagrecer rapidamente e com saúde.

11 – Fornece energia ao corpo

Por conter boas doses de glicose, consumir o sapoti também pode ser ideal para aumentar a disposição e energia do corpo para as tarefas da rotina, principalmente nos casos de atletas ou praticantes de atividades físicas. Bateu a preguiça? É só dar um “xô pra lá!” comendo pelo menos uma unidade da frutinha.

12 – Protege os rins

As sementes do sapoti também podem ser aproveitadas para consumo, sendo utilizadas principalmente pelos seus benefícios diuréticos ao corpo. Com isso, ao consumi-las, você pode ajudar a prevenir a ocorrência de doenças renais, além de evitar a famosa doença das pedras nos rins.

fonte: https://tudoela.com/beneficios-do-sapoti/

 

Share
Download Free Designs http://bigtheme.net/ Free Websites Templates